TOP NEWS

21 de setembro de 2012

22 de setembro: Dia do Contador


Dia 22 de setembro é o Dia do Contador. A data marca um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Antes, havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.

"O fato de escolherem um dia para homenagear o Contador mostra a importância desse profissional. A formação em nível superior permite a atuação em áreas como Perícia e Auditoria, que requerem maior especialização. É uma justa homenagem que a comemoração seja na mesma data da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do País", declarou o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega.

Para não ter erro
Há quem pense que o Dia do Contador é 21 de setembro. A confusão ocorre, pois, essa data, é Dia de São Mateus, patrono da profissão contábil e um dos apóstolos de Jesus Cristo. Ele era um arrendatário de tributos, atividade que exigia rígidos controles e a elaboração de documentação contábil.

Fonte: CRC-SP

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.