TOP NEWS

11 de setembro de 2012

Mercado de trabalho: Você está preparado ou vai ficar assobiando?


Que o mercado de trabalho está cada vez mais acirrado, competitivo e dinâmico, todo mundo sabe. E mesmo assim, é comum as pessoas ficarem reclamando do chefe, dos colegas, do mundo, e dizer que sofre injustiça ou que a vida está muito dificil. 

Preferem ficar assobiando ao invés de voar. Reclamar é mais fácil do que agir e se preparar. Quando não estão reclamando estão apreciando a paisagem, olhando tudo ao redor e ficando com cara de paisagem também. 

Se ao invés de Santos Drummond inventar o avião, após diversas tentativas e com mais força de vontade a cada insucesso, ficasse apenas observando os pássaros, talvez estariamos ainda andando de carroças. Imagina quantas pessoas lhe disseram para não mais continuar com o projeto, com o sonho, que ele estava ficando louco (...)

Não pense que terás uma multidão lhe incentivando a ser o melhor no que faz, a se dedicar, a estudar cada vez mais e melhor e se tornar um profissional diferenciado. Provavelmente você deve ouvir assim: "para com isso", "deixa de ser bobo", "pra que se matar assim de estudar?", "olha só, ninguém está fazendo. Porque você vai fazer?", e tantas outras frases que desmotivam o acadêmico e o incentivam a se tornar medíocre como o conselheiro.

Após anos e anos, vimos nossa educação cada vez mais precária e o mercado de trabalho devorando os mais fracos, os mais frágeis, aqueles que preferem comprar aquilo que os vendem, falam, aconselham, do que lutarem por sonhos reais, grandiosos e belos. Fazem de suas vidas uma história sem emoção e no palco da vida se tornam meros coadjuvantes e deixam aqueles que se intitulam "cobra criada" galgarem cada vez mais espaço, e quem sabe, ocupar o seu espaço.

Autor: Prof. Jairo

4 comentários :

  1. Os que mais reclamam são aqueles que nunca querem assumir uma responsabilidade. São pessoas individualistas que não tem capacidade em trabalhar em equipe, pois nunca contam com o grupo, e como sabe que sozinho não vai conseguir... criticar, reclamar e desmotivar os outros é a coisa mais fácil de se fazer.
    Gostei muito do texto Prof. Jairo, parabéns! Sucesso.


    ResponderExcluir
  2. Pura realidade!! Precisamos mesmo a cada dia buscar sermos melhores, não melhores que outros mas sim melhores do que nós mesmos! Vale a pena voar... :D Otima Semana a todos, Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Professor Jairo Pereira pelo artigo, acrescento que hoje os mercados operam em uma escala de enorme complexidade. Isto exige uma nova postura, uma visão sempre atualizada e a busca constante de novos conhecimentos e competência. Investir numa formação multidisciplinar é questão de sobrevivência no mercado.

    No novo cenário imposto pelo mercado de trabalho, que valoriza multiconteúdos e multiespecialistas, investir na capacitação é, sem dúvida, a melhor opção para quem busca estabilidade e valorização profissional. E lembrem-se, nos dias de hoje, é a educação um diferencial competitivo essencial.

    - Não espere acontecer, faça.

    ResponderExcluir
  4. Prof. Jairo, parabéns pelo comprometimento com nosso blog. Além de alimentar com conteúdos, ainda sobra tempo para escrever um artigo. Sua carreira acadêmica é promissora! Muito bom a escolha do assunto, e nosso desejo é que todos pensem assim: vamos agir mais e assobiar menos!

    ResponderExcluir

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.