TOP NEWS

25 de fevereiro de 2013

Veja o que não fazer na hora de pedir demissão


Pedir demissão já é uma situação delicada, especialmente se você não está no melhor dos relacionamentos com seu chefe.

Muitas pessoas permanecem mais tempo do que deveriam em empregos que não gostam. Essa situação leva qualquer profissional a certos desgastes de trabalho e relacionamentos que, na maioria das vezes, acaba por provocar sua saída da empresa. Além disso, a demissão também é motivada por fatores como salário, oportunidades de desenvolvimento e até mesmo uma mudança na área de atuação.

Se você está em uma dessas situações e resolveu pedir demissão, confira sete erros que devem ser evitados para não tornar o desafio ainda mais difícil:

1. Pedir demissão inesperadamente e sem aviso prévio: mesmo que você tenha chegado ao limite da paciência em seu emprego atual, sair sem dar nenhum aviso prévio é inaceitável. A prática comum de demissão envolve duas semanas, pelo menos, de aviso para que os empregadores possam se preparar para sua saída e toda a burocracia seja feita como necessário. Demitir-se sem esses passos irá prejudicar e até mesmo eliminar o contato profissional com a empresa e impedi-lo de aproveitar próximas oportunidades na companhia.

2. Não considerar suas opções: estar infeliz no seu emprego atual não significa que você deve sair definitivamente da empresa, pois essa atitude pode não resolver seus problemas de carreira. Se a sua mentalidade profissional é a de que a grama da empresa vizinha é sempre mais verde, então nenhuma vaga será suficiente para corresponder suas expectativas.

3. Não formalizar o pedido: informar seu chefe verbalmente não é suficiente. Você deve escrever uma carta ou documento em que pede a demissão – a depender das normas da empresa – para que o processo se concretize e seja oficializado.

4. Não pedir por uma entrevista de saída: esse tipo de prática varia de empresa para a empresa, mas mesmo que a sua não a solicite, considera a oportunidade. Fechar seu ciclo de trabalho com uma última avaliação, entrevista ou simples reunião é uma excelente maneira de partir para as próximas oportunidades profissionais.

5. Não pedir por uma referência: não saia sem pedir ao seu chefe e até mesmo colegas de trabalho que sirvam como referências profissionais para futuras vagas.

6. Espalhar fofocas: pedir demissão é uma situação que já possui enormes potenciais negativos. Por isso, você deve fazer o seu melhor para que todas as lembranças na empresa, especialmente as últimas, sejam positivas.

7. Não resolver coisas pendentes: é essencial que você saia de seu trabalho com a certeza de que tudo está resolvido. Não deixe coisas pendentes para que os próximos colegas tenham que resolver ou a pessoa que irá ocupar seu lugar. Seu chefe e colegas irão respeitá-lo pelo comprometimento e integridade.

Fonte: Infomoney

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.