TOP NEWS

20 de fevereiro de 2013

Receita divulga nesta terça regras para declaração do IR 2013


A Receita Federal divulga nesta terça-feira (19) as regras para a declaração do Imposto de Renda 2013.
Não são esperadas grandes alterações nos procedimentos neste ano, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.
O prazo para entregar a declaração vai de 1º de março a 30 de abril, mas o contribuinte já pode começar a se preparar para preencher o documento. Até porque, quanto mais cedo for feito o envio, maiores serão as chances de receber a restituição nos primeiros lotes. Têm prioridade na restituição os contribuintes com mais de 60 anos, beneficiados com o Estatuto do Idoso.
As empresas e demais fontes pagadoras têm até 28 de fevereiro para entregar aos empregados o documento com os rendimentos para que possam preencher a declaração. Esses dados também são enviados à Receita Federal, que cruza os números informados pela empresa com os divulgados pelas pessoas físicas. 
O prazo de envio da declaração de Imposto de Renda de 2013 terá início daqui a alguns dias. A seguir, sete dicas para quem já quer começar a se preparar para o preenchimento
COMPROVANTES DE DESPESAS - Junte comprovantes de pagamentos das despesas que podem ser deduzidas, como recibo de consultas médicas e de mensalidade escolar. Esse cuidado é importante para quem faz a declaração completa. Quem faz a declaração simplificada não pode deduzir essas despesas.
INFORMES DE RENDIMENTOS - Apesar de empresas e bancos terem até 28 de fevereiro para enviar os informes anuais de rendimentos aos funcionários e clientes, em alguns casos a entrega é antecipada. Bancos, aliás, costumam permitir que o cliente acesse o informe em seus sites. Separe o que já estiver disponível. 
RECIBO DO ANO PASSADO - Encontre o número do recibo de entrega da declaração de 2012. Com o número em mãos, você consegue importar os dados para a declaração de 2013, o que acelera o preenchimento. Caso não encontre o seu, é preciso ir até uma unidade da Receita Federal. Quem tem certificado digital pode conseguir o número pela internet.
CONTRATOS E NOTAS FISCAIS - Quem comprou carro, moto ou imóvel em 2012 precisará informar, na declaração, o valor e as condições de pagamento, o nome do vendedor e a data da compra, entre outras coisas. Por isso, é importante separar, desde já, os contratos e notas fiscais dessas compras.
INFORMAÇÕES DE DEPENDENTES - Quem tem dependentes precisa colocar na declaração os dados pessoais e informações sobre a vida financeira deles, como rendimentos e patrimônio. Separe a documentação que comprova essas movimentações.
GANHOS DE CAPITAL - O contribuinte que vendeu algum bem em 2012 e teve ganho de capital precisa informar isso na declaração deste ano. É preciso ter em mãos dados como o nome e CPF da pessoa que comprou, valor e forma de pagamento. Tudo isso está no contrato, que já pode ser separado.
RENDA VARIÁVEL - Quem investe em ações deve informar, para a Receita Federal, se teve lucro ou prejuízo com os papéis em 2012. É preciso ter em mãos os dados mês a mês. Caso as operações tenham sido feitas por meio de corretoras diferentes, os valores mensais devem ser somados
Fonte: UOL

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.