TOP NEWS

1 de setembro de 2014

A importância da Contabilidade no setor público

Delegado regional do CRCSP em Marília fala sobre a importância da adoção das normas nessa área e os resultados positivos da capacitação que acontecerá no município


No dia 5 de setembro, o CRCSP realiza em Marília, uma capacitação voltada para profissionais que atuam na Contabilidade Pública. O evento deve reunir profissionais contábeis, servidores e gestores federais, estaduais, municipais e técnicos dos Tribunais de Contas de Estados e municípios e professores envolvidos com o segmento.

O CRCSP Online foi conversar com Ruberlei Rocha Machado, delegado regional do CRCSP em Marília, cidade que sediará o evento, para esclarecer essas dúvidas e saber qual a importância dessa atividade para o público participante e como ela refletirá na sociedade.

O que é Contabilidade Pública?

Assim como a Contabilidade comercial registra, controla, demonstra o patrimônio e variações das empresas privadas, a Contabilidade Pública faz o mesmo no patrimônio público.

Quando e por que a Contabilidade aplicada ao setor público ganhou força?

Com a Lei Complementar 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, os demonstrativos financeiros apresentados pela Contabilidade ganharam notoriedade. A exigência legal também  elevou a importância da Contabilidade Pública, já que gestores públicos são obrigados a prestar contas, demonstrar os gastos e recursos arrecadados.

Como um profissional contábil pode especializar-se nessa área?

Buscando especialização, realizando atividades de desenvolvimento profissional. Após a formação acadêmica no curso de Ciências Contábeis, o profissional pode escolher o ramo em que deseja atuar: contador público, auditor fiscal de rendas, perito.

Considera essa área promissora?

Sim. Na minha opinião é um dos segmentos em maior evidência. Gestores públicos precisam do apoio de profissionais da Contabilidade. Além disso, toda abertura de postos de trabalho nessa área são via concursos públicos. Os salários, na maioria das vezes, são muito atrativos e existe a vantagem da estabilidade que não é oferecida por empresasprivadas.

Os profissionais contábeis ainda vivem um momento de adaptação às IFRs (International Financial Reporting Standards - Normas Internacionais de Contabilidade).


O mesmo acontece na área pública?

Sim. Na iniciativa privada estamos 'engatinhando' em relação à adoção das normas. Na Contabilidade Pública existe o mesmo movimento de convergência para adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Por isso capacitações como esta no dia 5 de setembro são tão importantes. Profissionais e servidores precisam se conscientizar dessa necessidade de conversão e esta é uma grande oportunidade de aperfeiçoamento profissional e ascensão.

Qual a principal mudança nas normas contábeis no setor público?

A abrangência. A nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público exige o registro e o controledo patrimôniopúblico.

Como o profissional da Contabilidade pode contribuir com uma gestão pública limpa e transparente?

O profissional contábil pode ser o mentor intelectual e estratégico de qualquer gestão, seja pública ou de empresa privada. É ele quem controla e apresenta as informações exigidas pelas leis. A transparência é resultado de um trabalho do profissional contábil baseado na ética e no compromisso com o bem-estar da sociedade.


Fonte: CRCSP / 28/08/2014

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.