TOP NEWS

21 de outubro de 2012

Notícia: O profissional de ciências contábeis: importância e mercado de trabalho


O mercado de trabalho e o profissional de Ciências Contábeis - veja a importância do profissional contábil nos dias de hoje.


O mercado de trabalho do profissional de Ciências Contábeis

A contabilidade está mais presente no nosso dia-a-dia do que se pode supor. Por vezes, quando assistimos a programas jornalísticos, somos bombardeados com jargões que são específicos da área, tais como: o patrimônio líquido da empresa X cresceu 20% no último quadrimestre; ou, na aquisição do banco Y, foi detectado pela auditoria Z, que houve inconsistência na mensuração dos passivos e que é possível uma reviravolta na negociação.  

Uma situação mais cotidiana ainda é, quando, no seu trabalho, seu gestor te diz que não pode conceder o aumento desejado, pois há um quantitativo grande de passivos trabalhistas que devem ser pagos, impactando fortemente no fluxo de caixa que foi orçado para o próximo trimestre. E aí? Você conseguiu compreender todas essas situações?

Você pode pensar que não tem nenhuma relação com essa área, em virtude de não ser conhecedor dos termos técnicos utilizados mas, acredite, você usa a contabilidade todo o tempo. Para provar meu argumento, proponho uma reflexão: quando você faz uma compra e opta por pagar com 3 cheques,  sendo dois deles, pré-datados,  o que você faz? Registra no canhoto do cheque, os valores e as datas em que estes serão descontados, não é isso? Então, esta é uma ação de controle patrimonial, função administrativa da contabilidade.  

Antes de falarmos do mercado de trabalho para o profissional de Ciências Contábeis, precisamos entender qual a sua formação, quais as habilidades desenvolvidas ao longo de oito semestres de um curso de bacharelado na área.

O profissional de Ciências Contábeis

O profissional oriundo de instituição de ensino superior, tem uma formação baseada em três eixos fundamentais: formação humana, específica e geral. Isso quer dizer que além da técnica contábil, conteúdos curriculares que tratam de assuntos como psicologia, ética, filosofia, comunicação, economia dentre outras, são trabalhados. Em relação à formação profissional, conteúdos relacionados ao conhecimento de contabilidade básica, ao estudo de operações com mercadorias e os impostos incidentes, questões tributárias, custos, normas internacionais de contabilidade,contabilidade púbica e atuarial, matemática básica e financeira que trabalhará o raciocínio lógico e quantitativo, além das disciplinas de finanças de curto e longo prazos e questões orçamentárias auxiliam a formar o profissional habilitado aos negócios, tanto em nível operacional como estratégico. 

Este profissional é formado para interagir nos diversos tipos de negócios, privados e governamentais sendo a área contábil uma das mais promissoras em termos de oportunidades dentro do mercado de trabalho. 

O contador está habilitado a atuar na elaboração de relatórios contábeis,  realização de auditorias, perícias e análises econômico-financeiras, tem aptidão no desenvolvimento de sistemas de controles gerenciais, atuação no planejamento tributário e financeiro na perspectiva empresarial mas pode, também, atuar de maneira consistente na área pública (governamental) considerando a elaboração das demonstrações contábeis e sua evidenciação social, além de poder empreender o seu próprio negócio na área contábil e atuar no magistério superior. 

Outra área de muita importância e que a atuação do contador é notada diz respeito à mensuração de ativos e passivos ambientais, a responsabilidade social muito em voga no momento atual. As organizações tem se mostrado preocupadas com a evidenciação de suas ações nessa área e a melhor forma de fazê-lo  é através do balanço social. 

Podemos dizer que o mercado conta com um número razoável de postos de trabalho para o profissional contábil sendo este solicitado pelas empresas de auditoria e consultoria contábil, muitas vezes, antes mesmo de se formar. Por fim,  para quem gosta de desafios e pretende atuar no mercado financeiro e dos negócios, em geral, terá no curso de bacharelado em ciências contábeis uma ferramenta a mais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Fonte: Jornal Contábil

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.