TOP NEWS

19 de maio de 2013

Receita faz operação contra fraudes no IR que envolve 2 mil contribuintes

Receita irá revisar declarações supostamente envolvidas em esquema de fraude; prejuízo supera R$ 100 milhões.

A Receita Federal e a Polícia Federal executaram na manhã desta quinta-feira (16) uma operação em São Paulo para combater fraudes nas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. 

De acordo com a Receita, foram cumpridos mandados de prisão temporária contra um servidor da Receita e três contra contadores, além de um mandado de busca e apreensão em um escritório de contabilidade. 

A operação, batizada de Publicano, envolve cerca de 2 mil contribuintes pessoas física que enviaram cerca de 5 mil declarações, entre os anos de 2010 e 2012, suspeitas de conter dados, como o uso de valores indevidos de deduções e despesas médicas e odontológicas, para gerar ilicitamente imposto menor a pagar ou restituições fraudulentas.

Além disso, segundo as investigações, a Receita detectou o emprego de vários artifícios para evitar a retenção das declarações na malha fina.

Prejuízo

Ainda segundo a Receita Federal, os prejuízos aos cofres públicos podem superar os R$ 100 milhões. O órgão irá revisar todas as declarações envolvidas no esquema, bem como adotará as medidas fiscais necessárias para a recuperação dos valores desviados.

Além do pagamento dos impostos devidos, os contribuintes envolvidos – em sua maioria profissionais liberais com altos rendimentos, especialmente médicos, dentistas e advogados -, estão sujeitos ao pagamento de multas, sem o prejuízo da responsabilização criminal, conforme o caso.

Por Gladys Ferraz Magalhães

Fonte: Infomoney

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.