TOP NEWS

12 de fevereiro de 2013

Sefaz-SP lança aplicativo para empresas rastrearem notas fiscais


Interessados podem baixar ferramenta na internet

A partir de agora, os contribuintes de qualquer estado brasileiro poderão visualizar todas NF-e (Notas Fiscais Eletrônicas) lançadas em qualquer local do País. O rastreamento será possível por meio do "Aplicativo de Manifestação do Destinatário" lançado pela Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo), já disponível para download. Além de saber todos os documentos que foram emitidos utilizando seus dados cadastrais, o contribuinte poderá confirmar se reconhece ou não as operações comerciais discriminadas. As notas reconhecidas como devidas pelo contribuinte também poderão ser confirmadas.

Caso visualize alguma emissão indevida, por exemplo, o contribuinte poderá entrar em contato com a Secretaria e denunciar a possível fraude ou simulação. A expectativa é de que o novo programa evite tais problemas e ajude na apuração dos impostos a serem pagos.

O programa era uma demanda antiga do mercado, desde que a Nota Fiscal Eletrônica foi implementada. Como o comprovante de papel foi extinto, qualquer um poderia emitir uma nota contra o destinatário e a empresa não ficaria sabendo, já que não existia controle. Nesse sentido, o novo aplicativo facilitará também o controle do fluxo de caixa e apuração de impostos das empresas, por possibilitar o acompanhamento até mesmo diário das compras realizadas.

Fonte: CRC-SP

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.