TOP NEWS

20 de outubro de 2012

Empresas que usam software pirata podem ser impedidas de exportar para os EUA


As empresas de fora dos Estados Unidos que utilizam software pirata podem ser multadas e impedidas de fazer negócios com o país, segundo leis recentes aprovadas nos estados de  Washington, Massachusetts e Louisiana. As normas, que têm como objetivo combater a concorrência desleal, punem as empresas que não adquirirem legalmente as licenças de software.

De acordo com o coordenador do grupo de defesa da propriedade intelectual da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Rodrigo Paiva, a Narong Seafood Company, exportadora tailandesa de frutos do mar, foi o primeiro alvo da legislação. A companhia foi multada em US$ 100 mil pela procuradora geral de Massachusetts, Martha Coakley, na quinta-feira, 18, segundo o site Legal Newsline. Além disso, ela terá de adequar o uso da TI caso deseje receber novamente a liberação para realizar negócios no país.

Para Paiva, o Brasil pode se beneficiar com essa medida contra empresas infratoras. Apesar de ter alta taxa de pirataria (53%), este valor é baixo quando comparado a de outros países emergentes como a China, com 77% de uso de programas ilegais.

A associação deve lançar no próximo mês a segunda fase de uma campanha de conscientização a exportadores, com o objetivo de alertar e incentivar para que os empresários brasileiros assumam a responsabilidade por sua TI por meio do licenciamento adequado. A ação prevê um portal de denúncias contra a pirataria de software

Fonte: TI Inside

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.