TOP NEWS

25 de setembro de 2012

Qual o momento da Pós-Graduação?

Sem dúvida, fazer uma pós-graduação é uma ótima forma de turbinar sua carreira. Se no passado recente, pós-graduação era sinônimo de mestrado stricto-sensu, com apresentação de tese e viés acadêmico, hoje é notória sua aplicação também no mundo corporativo. Muitos profissionais emendam uma pós-graduação logo após o término do curso superior, pois sabem que ela pode contar pontos em um futuro processo de seleção. Porém, encarando esse passo de maneira lógica, ela pode até mesmo prejudicar a carreira.

CONSIDERE
  1. Não existe uma pós-graduação CERTA;
  2. A Tecnologia está associada a todas as áreas;
  3. Sua necessidade conduz a uma escolha;
  4. Necessidade = Experiência + Crescimento + Oportunidade.
O que se apresenta como uma questão a ser abordada é o excesso de ofertas de cursos de pós-graduação como conseqüência dessa demanda do mercado por profissionais mais qualificados. Então como decidir qual é a melhor das opções? Em tempos de grande variedade de temas e ênfases nos cursos de pós-graduação, fica difícil, mesmo, entender como fazer a escolha certa.

Para os profissionais de tecnologia da informação, creio que há, ainda, um agravante: existem excelentes opções de cursos de pós-graduação bastante técnicos e específicos e que, por não terem nenhum conteúdo voltado à gestão propriamente dita, podem não surtir o efeito desejado de promover um próximo passo de carreira. Embora pareça fascinante para o profissional de Tecnologia da Informação aprofundar-se em algum tema sob o aspecto acadêmico, vale lembrar que nem sempre isso será valorizado pela empresa onde trabalha. Desta forma, é importante definir com maior exatidão uma especialização, para que esta seja mais focada na necessidade de crescimento e não como mais um instrumento curricular sem eficiência.

■ Você pode estar se perguntando. Como assim?

A resposta é simples: exceto por aqueles casos em que a pessoa praticamente nasceu sabendo qual caminho deseja seguir na vida, a maioria dos indivíduos não está preparado para fazer uma pós-graduação por ainda não ter encontrado a sua área ideal.

É certo que ninguém que pretenda subir na carreira pode dispensar uma pós-graduação. Mas cada profissão exige um tipo de pós. "Primeiro é preciso saber o que se quer da vida. Não adianta sonhar com um cargo de comando numa organização sem ter um MBA. Porém, se o objetivo é aprofundar conhecimentos e melhorar o desempenho profissional, o melhor é fazer um curso específico. Já mestrados e doutorados são mais indicados para quem deseja seguir a carreira acadêmica".

É ao entrar de cabeça no mundo corporativo, com mais funções e responsabilidades, que normalmente o estudante descobre que as possibilidades de carreira são muito maiores do que ele imaginava durante o tempo de estagiário. E que os possíveis desdobramentos que a sua vida profissional levará durante os anos depende quase que exclusivamente das escolhas feitas por ele.

Então é nessa fase que o recém-formado deve ao menos entrar em contato com o maior número possível de áreas onde a sua profissão pode atuar. Aprenda sobre elas, veja o perfil do profissional, converse com quem exerce esse ofício e procure entrar na dinâmica da tarefa para, após tudo isso, se perguntar: será que eu me daria bem fazendo isso?

E, num mundo ideal, seria apenas após experimentar todos os caminhos possíveis e decidir, entre todos eles, aquele cujo o profissional tenha mais vontade de seguir, que um curso de pós-graduação deveria ser feito. Pois, como o nome diz, esse curso serve como um farol trabalhista: durante certo período, que pode variar de um a dois anos e meio, o profissional aprenderá a melhorar o seu desempenho em uma determinada área de atuação, filtrando as suas opções de carreira e ajudando a direcionar o seu futuro no mercado de trabalho. 

■ Mas qual pós é a ideal para você?

A resposta desta pergunta vai depender dos seus objetivos e desejos pessoais. A pós lato sensu é a especialização em alguma tendência mercadológica. É um curso mais prático, com ênfase no suprimento de necessidades corporativas. É ideal para quem já quer sair da faculdade especializado em uma das áreas de seu conhecimento.

Já a pós stricto sensu, composta por mestrado e doutorado, é voltada para quem deseja seguir a carreira acadêmica, ou seja, trabalhar em universidades, seja como pesquisador ou professor. Este tipo de pós gera mais intelectuais para as universidades, principalmente as públicas, e faz com que o número de pesquisas, teses e artigos aumentem consideravelmente, o que faz crescer o prestígio de nossas instituições mundo afora.

Os cursos de MBA (Master in Business Administration) têm como público alvo aqueles profissionais que já estão no mercado de trabalho por pelo menos cinco anos. Como forma para cargos de maior responsabilidade, aqueles que já passaram dos 30 estão entre os profissionais mais cotados. Os cursos formam basicamente executivos de grandes empresas que queiram alavancar a carreira e concorrer a cargos administrativos, como gerências e presidências. 

Como em todos os cursos, as pós devem ser feitas em boas e reconhecidas escolas, confira se a grade do curso, os professores e o método de ensino condizem com o que você deseja agregar na sua vida profissional, para não perder tempo e dinheiro com algo que não vale totalmente a pena, pois as de primeira linha dão mais credibilidade à formação e atuam até como um “carimbo de inteligência”. É o tipo de informação que pesa no currículo e que pode dar a você e não a outro um cargo importante em uma grande empresa. Porém, não basta achar que o diploma faz da pessoa um bom profissional. 

Lembre-se, bons profissionais são aqueles que estão aptos a adaptar-se às mudanças exigidas pelo mercado de trabalho e se sobressaírem naquilo que fazem. Por isso é tão importante fazer a sua pós-graduação após algum tempo de trabalho, pois assim você poderá aliar a teoria do que é ensinado na sala de aula com aquilo que é aplicado no dia a dia, o que só irá tornar mais prazerosa a sua experiência educacional.


Lúcio Calazaes, Bacharel em Ciência da Computação - USP e Administração - UNISA, com MBA em Gestão de Projetos com Prática PMI e Pós-Graduado em MIT Master in Information Tecnology pela FIAP. Possui as seguintes certificações: Microsoft Certified Master (MCA), Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS), Microsoft Certified Systems Administrator (MCSA), Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE), MCITP (Microsoft Certified IT Professional) e Linux Professional Institute 1-2 (LPIC). 

2 comentários :

  1. Artigo de grande relevância e contribuição para o meio acadêmico, possibilitando maior entendimento quanto a decisão de uma educação continuada alinhada com a carreira profissional.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Lúcio, sempre coerente. Como disse, o mercado é muito dinâmico pra sair da graduação sem atuar na área e já saber o destino. Com certeza é um diferencial, mas a experiência/vivencia conta muito, e se juntar os dois (Teoria e Pratica/Didática e Experiência) com certeza o sucesso é certo. Abraços amigo... T+

    ResponderExcluir

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.