TOP NEWS

11 de setembro de 2012

Abril Educação adota ambiente de nuvem privada


Para obter um ambiente virtual de TI mais escalável e de alta disponibilidade, a Abril Educação - divisão do Grupo Abril especializada em materiais de ensino - contratou soluções de private cloud e serviços de segurança da CorpFlex. Implementado em maio, a empresa já utiliza uma plataforma que permite a expansão da capacidade de processamento e armazenamento.

Fundado em 1950, o Grupo Abril emprega cerca de 7 mil pessoas e é composto pela Editora Abril (publicações), Abril Digital (Abril.com e Abril no Celular), MTV (TV segmentada) e Abril Educação. Possui a maior gráfica da América Latina e conta com serviço de database marketing, assinaturas e distribuição.

Silvio Ribeiro, gerente de TI da Abril Educação, explica que a companhia contava com um data center que não atendia às necessidades atuais, com certo “engessamento” para mudanças na plataforma e falta de entendimento entre as equipes de tecnologia interna e terceirizada. Além disso, o tempo de resposta do atendimento estava aquém do esperado.

“Agora, temos um ambiente mais robusto e escalável”, afirma Ribeiro. O projeto durou aproximadamente cinco meses. Foi feita a migração de toda a solução de web data center, que conta com 13 portais de conteúdo e cinco sistemas transacionais, responsáveis pelas ferramentas do negócios, como vendas, por exemplo.

 Com a solução de cloud computing privada, a Abril Educação passou a contar com um grupo de servidores virtuais exclusivo, além do controle sobre eles e escolha de sistemas operacionais e recursos disponibilizados. Segundo Ribeiro, a agilidade de atendimento e a maturidade na gestão do data center foram fatores fundamentais na contratação da CorpFlex. 

“Eles têm toda a infraestrutura para atender a uma grande empresa como nós e trazem um know how comprovado na prestação desse tipo de serviço em nuvem, com mão de obra qualificada e experiente”, diz Ribeiro.

Outro serviço da CorpFlex implementado na Abril Educação foi uma solução de acesso e segurança da informação. Por meio de um firewall instalado na matriz a gestão do tráfego de dados e a tomada de decisões adequadas sobre as políticas de segurança são facilitadas.

A CorpFlex anunciou recentemente investimentos de R$ 1,7 milhão em hardware e storage a fim de ampliar a capacidade de data center e a oferta de serviços de cloud privada. Ao todo, foram investidos nos últimos 12 meses R$ 6,5 milhões no aumento da capacidade e na infraestrutura do data center da empresa.

Fonte: TIInside

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.