TOP NEWS

17 de agosto de 2012

Palestra: Governança Corporativa

Na última sexta-feira (17), foi ministrada uma palestra aos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Anhanguera de Bauru sobre o tema "Governança Corporativa", proferida pelo Dr. Carlos Felipe Fabrin, advogado do escritório Oliveira e Olivi Advogados Associados, onde atua nas áreas de direito societário, planejamento sucessório, família/sucessões e ambiental. É especialista em Direito Empresarial (ITE) e em Gestão Ambiental (UNESP).

Tema de relevante aplicação nas empresas de médio e grande porte, tanto por administradores como por contabilistas e gerentes de controladoria. 

São muitas as definições para governança corporativa. Dentre elas, o IBGC dissemina que governança corporativa é o "sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade".

Assuntos como proativismo, coerência, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa nortearam a apresentação, além da questão da ética nas empresas, onde os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.

Diversas dúvidas foram esclarecidas no decorrer da palestra e os acadêmicos puderam aguçar um pouco a busca do conhecimento pelo tema, bem como aprimorar o desenvolvimento acadêmico rumo a um promissor futuro profissional.

Esta palestra inicia um ciclo de atividades que os acadêmicos dos cursos de contábeis e administração terão ao longo deste semestre, visando atualização continua, bem como atender a matriz curricular do curso proporcionando aos alunos tais atividades complementares.

Fotos da palestra:



 

 

 



Por Jairo César Pereira

3 comentários :

  1. Palestra esclarecedora e de grande relevância. Parabéns ao Dr. Felipe pela clareza e aos alunos pela interação.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia dos ciclos de paletras! Isso irá ajudar muito todos os alunos a crescerem profissionalmente e a aprenderem com as experiências de profissionais já atuantes nas areas.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Jairo, este canal de comunicação amplia, ainda mais, o acesso dos alunos e profissionais às grandes oportunidades oferecidas atualmente ao profissional contábil. Parabéns a você e ao Prof. Fernando pelo trabalho.

    ResponderExcluir

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.