Brasil tem o pior sistema tributário da América Latina, diz estudo
Um recente estudo da Latin Business Chronicle’s (LBC) classificou o sistema tributário brasileiro como o pior do 18 países da América Latina pesquisados.
O estudo avaliou impostos corporativos, impostos como porcentagem dos lucros, número de formulários de declarações fiscais e tempo gasto para preenchê-las.
A pesquisa da LBC se baseou em dados correspondentes ao primeiro semestre de 2012 concedidos pelo Banco Mundial, KPMG e Fundação Heritage.
Nela, o tempo gasto por uma empresa brasileira para o cumprimento de obrigações acessórias – 2.600 horas anuais ou 3,6 meses – é um dos principais fatores do desempenho insatisfatório do País no levantamento.
Para José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Assessoramento de São Paulo), o levantamento mais uma vez traduz as dificuldades enfrentadas pelas empresas nacionais.
“Como se não bastasse uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, o empreendedorismo tem seu ônus ainda mais aumentado com tanta burocracia e complexidade”, destaca.
Os resultados apurados no estudo avalizam as ações das entidades que defendem o empreendedorismo pela simplificação do sistema tributário, especialmente com a redução do número de obrigações acessórias, ressalta Chapina.
“A sobrevivência, a competitividade e o desenvolvimento das empresas dependem da reversão deste quadro”, diz.
Fonte: TI Gestão Fiscal
0 comentários :
A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.